A madeira teve sua utilização reduzida na construção com o passar dos anos, principalmente por crenças equivocadas como a de que não se tratava de um material sustentável. Há duas décadas, quando o uso do eucalipto não era difundido, utilizava-se muito a madeira nativa, que era mais cara, e isso também fez com que a madeira fosse perdendo seu espaço na construção.
A construção em alvenaria ganhou força, enquanto a madeira foi sendo deixada de lado, mesmo tendo características extremamente positivas, como sua grande resistência e isolamento térmico natural, razão pela qual muitos países a utilizam frequentemente até hoje.
Outra grande vantagem da inovação em tecnologias voltadas para construção em madeira é a agilidade, que garante um tempo menor para execução de obras, reduzindo alguns custos. Além disso, é possível agregar aos projetos madeiras industrializadas sob medida ou modulares, que permitem flexibilizar a criação de diferentes tipos de espaços.
E o mais importante, por se tratar de uma tecnologia limpa, gera pouco resíduo.
Com o reflorestamento cada vez maior de espécies como o eucalipto tratado, o custo da estrutura em madeira se tornou mais viável financeiramente, pois ele se torna mais barato e também promove a redução no uso de materiais como o concreto e aço, que são caros para a construção. Dependendo do projeto, estima-se uma redução de até 30% em comparação com a alvenaria convencional.
Hoje a madeira vem se tornando, novamente, uma tendência na construção civil, mas ainda há poucos profissionais com conhecimento específico sobre o seu uso no Brasil. Nós da SCALI Wood+Arch temos mais de 20 anos de experiência em construção com estruturas de madeira, com diversos projetos em andamento por todo o Brasil e em várias fases de execução.
Ficou interessado em saber mais? Fique por dentro das novidades, assine nossa Newsletter e em breve divulgaremos mais informações sobre nosso mais novo Curso do Wood Academy, voltado para Construções Híbridas.